Savatage recruta dois tecladistas para shows de reunião: ‘Eles também são grandes vocalistas’
24/03/2025 // Home  »  DestaqueNotícias   »   Savatage recruta dois tecladistas para shows de reunião: ‘Eles também são grandes vocalistas’




Savatage

Em uma nova entrevista com o jornalista musical brasileiro Igor Miranda, o guitarrista Chris Caffery e o vocalista Zak Stevens falaram sobre os próximos shows da banda reativada Savatage na Europa e na América do Sul. A atual formação da banda para a turnê inclui Chris e Zak, além de Johnny Lee Middleton no baixo, Al Pitrelli na guitarra e Jeff Plate na bateria.

Questionado se a banda já realizou ensaios para as próximas apresentações, Zak respondeu: “Sim. Já fizemos ensaios. Conseguimos os tecladistas que vão nos acompanhar… Temos dois tecladistas.”

Chris acrescentou: “Johnny mencionou isso hoje. Não estamos divulgando nomes ainda. Perguntaram-me quem eram e eu disse: ‘Posso dizer milhares de nomes que não são.’ [Risos] Mas Johnny mencionou que um dos tecladistas é da Colômbia. Então, além de termos um tecladista, temos um intérprete para os shows nos países de língua portuguesa e espanhola.”

Quando perguntado se os tecladistas também contribuirão com os vocais da banda, Zak afirmou: “Eu vou cuidar da maioria disso, mas eles são grandes vocalistas, posso dizer isso. A situação vocal da banda está melhor do que nunca. Estou me divertindo muito porque temos mais vocais acontecendo do que nunca. O nível vocal da banda deu um grande salto para frente e está no seu ponto mais alto de todos os tempos. E o Chris Caffery está cantando muito bem, fazendo a parte dele. Temos dois novos grandes vocalistas que também tocam teclado, além de Al, eu mesmo, Johnny contribuindo um pouco e Chris cantando mais do que nunca. Estou adorando.”

Chris completou: “Havia muitas vezes em que os dois vocais principais cantavam juntos em algumas partes, e é isso que eles farão com Jon. Além disso, quando temos harmonias vocais em cinco partes, conseguimos preencher melhor essas camadas. Nossa meta é soar o mais próximo possível dos álbuns sem usar nada além de nós mesmos. Temos uma grande formação agora. Claro que queremos Jon de volta, e acho que sua ausência será um incentivo para que ele retorne. Ele estará presente em todos os ensaios, ajudando a definir o setlist. Foi ele quem deu o sinal verde para tocarmos. Ainda é o Savatage.”

O fundador e tecladista original da banda, Jon Oliva, sofreu uma fratura na vértebra T7 em três pontos em 2023, um ferimento grave que o deixou dependente de uma cadeira de rodas. Além disso, foi diagnosticado com esclerose múltipla e doença de Ménière, agravando ainda mais sua condição de saúde.

Zak entrou para o Savatage em 1992, substituindo Jon Oliva nos vocais. Ele gravou quatro álbuns com a banda antes de sair em 2000, permitindo o retorno de Jon. Ambos participaram do histórico show da banda no Wacken Open Air em 2015, que foi a única apresentação ao vivo do grupo desde sua pausa em 2002.

O último álbum do Savatage, Poets and Madmen (2001), marcou o retorno de Jon Oliva como vocalista principal e a saída de Al Pitrelli, que havia se juntado ao Megadeth. Apesar dos desafios enfrentados, a banda segue adiante, e seus fãs aguardam ansiosamente pelos novos shows.

Assista a entrevista:

Categoria/Category: Destaque · Notícias
Tags:




TOP