Em uma nova entrevista ao Chaoszine, da Finlândia, o agora ex-baterista do IRON MAIDEN, Nicko McBrain, falou sobre o recente anúncio de sua aposentadoria das turnês com a banda, chamando essa decisão de “a melhor que poderia ter tomado”. Aos 72 anos, o músico britânico anunciou sua aposentadoria em 7 de dezembro de 2024, informando que o show daquela noite no Allianz Parque, em São Paulo, seria o último com a banda.
Quando perguntado sobre como se sente após sua despedida, Nicko disse:
“É um misto de emoções. Tomar essa decisão foi fácil no final da turnê. Conversei com Steve [Harris] e a equipe de gerenciamento, e todos entenderam, considerando minha limitação desde o derrame. Mas tem dias em que penso: ‘Vou sentir falta da próxima turnê.’ Queria poder continuar tocando com os rapazes, queria estar com minha saúde plena.”
Sobre a turnê The Future Past, Nicko admitiu que foi desgastante:
“Mantivemos o mesmo ritmo de sempre: show, dia de viagem, show, dois dias de folga… Isso foi me cansando. Em 2023 ainda estava bem, mas em 2024 senti que não conseguia dar 100%, especialmente em músicas como The Trooper. Mesmo tendo um personal trainer no final da turnê, foi uma luta. No fim, pensei: ‘É hora de parar e deixar outra pessoa assumir as baquetas.'”
Ele já vinha refletindo sobre essa decisão desde 2023: “Depois daquela turnê, pensei em contar para a banda, mas resolvi esperar. Quando chegamos à América do Norte, tive certeza de que era o momento certo para parar. Não foi fácil, mas foi a melhor decisão.”
Apesar de se afastar das turnês, Nicko continuará envolvido em projetos com o Maiden e já considera escrever uma autobiografia: “Estamos no começo desse processo. Já falamos sobre isso. Fiquem de olho.”
No dia 8 de dezembro de 2024, o Maiden anunciou Simon Dawson como seu novo baterista de turnê. A banda voltará à estrada em 2025 com a turnê Run for Your Lives, que começa em maio. Em janeiro de 2023, Nicko sofreu um derrame que o deixou parcialmente paralisado. Quando revelou sua condição meses depois, disse que teve medo de que sua carreira tivesse chegado ao fim.
Além disso, cinco anos antes, foi diagnosticado com câncer de laringe em estágio inicial, passando por cirurgia para remoção do tumor. Desde então, faz exames regulares para garantir que a doença não volte. Nicko McBrain entrou no Iron Maiden em 1982, substituindo Clive Burr após a turnê de The Number of the Beast. Seu estilo técnico ajudou a banda a explorar caminhos mais ambiciosos, tornando-o um dos membros mais duradouros ao lado de Steve Harris e Dave Murray.
Assista a entrevista: