Exposição Cazuza Exagerado estreia em São Paulo na semana do Natal

02/12/2025 // Home  »  DestaqueNotícias   »   Exposição Cazuza Exagerado estreia em São Paulo na semana do Natal

Destaque Imagem Luiz Carlos David Abril Imagens

Crédito: Luiz Carlos David/Abril Imagens

Maior mostra já realizada sobre o poeta, cantor e compositor chega ao Shopping Eldorado em 22 de dezembro, com salas imersivas, tecnologia, raridades e palco dedicado à música e poesia

A partir de 22 de dezembro de 2025, São Paulo recebe a maior exposição já realizada sobre a vida e a obra de um dos nomes mais marcantes da música brasileira. A mostra Cazuza Exagerado ocupa cerca de 1800 metros quadrados no Shopping Eldorado, em Pinheiros, numa versão ainda maior do que a vista recentemente no Rio de Janeiro, que atraiu mais de 60 mil visitantes e emocionou nomes como Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Marieta Severo, Roberto Frejat, Bebel Gilberto, Rogério Flausino, Wilson Sideral e Sandra de Sá.

Apresentada pelo Ministério da Cultura e Bradesco, com realização da Sorria! e coprodução da Hit Makers (Grupo 4ZERO4), Caselúdico e Viva Cazuza, a exposição celebra os 40 anos do álbum Exagerado, de 1985, e propõe uma imersão sensorial, histórica e emocional na trajetória do artista. Em São Paulo, além da metragem ampliada, a mostra ganha o palco Cantos e Contos, espaço dedicado a apresentações de música, poesia ao vivo e encontros especiais, reforçando o caráter vivo e coletivo da obra de Cazuza.

Os ingressos estarão disponíveis em diferentes fases de venda. Nos dias 3 e 4 de dezembro, acontece a pré-venda para clientes dos cartões de crédito Bradesco, Bradescard, next e Digio, com 20% de desconto durante toda a pré-venda e também na venda geral, tanto online quanto na bilheteria física do Shopping Eldorado (limitado a quatro ingressos por CPF). No dia 8 de dezembro, será aberta a pré-venda para a plataforma Fever. A venda geral começa em 9 de dezembro, exclusivamente pelo site cazuzaexposicao.com.br.

Grande parte dos mais de 700 itens em exibição vem do acervo pessoal preservado por décadas por Lucinha Araújo, mãe do artista e presidente da Sociedade Viva Cazuza. Entre as peças, estão roupas, documentos, manuscritos de letras e poemas, desenhos, registros em áudio e vídeo e diversos objetos pessoais. A exposição também recria ambientes fundamentais da trajetória de Cazuza, como a Pizzaria Guanabara, o palco e o camarim do último show no Canecão, o palco do Chacrinha e a Galeria Alaska, oferecendo ao público a oportunidade de caminhar pelos bastidores de sua história.

Na versão paulistana, a mostra ganha ainda um recorte especial da relação do artista com a cidade: o primeiro show da turnê Ideologia no Aeroanta em 1988; a apresentação do Barão Vermelho no programa Radar Tantã, que terminou com a prisão dos músicos e virou matéria de capa de jornal, posteriormente emoldurada a pedido de Cazuza; além de memórias do período em que ele realizou parte de seu tratamento em São Paulo.

Com curadoria de Ramon Nunes Mello, autor de Meu Lance é Poesia e Protegi Teu Nome por Amor, a exposição reúne onze salas imersivas que combinam tecnologia de ponta, hologramas, inteligência artificial, experiências interativas e documentos raros. Cada ambiente aborda uma fase da vida e da carreira do artista — da infância e descobertas no teatro e no circo aos anos à frente do Barão Vermelho, passando pela consagração na carreira solo e seu papel como cronista da geração 80. “Cada sala foi pensada para provocar emoção, como se o público caminhasse pelos bastidores da vida e da obra de Cazuza”, resume o curador.

“Cazuza nos inspira a enxergar a vida com mais coragem, irreverência e arte”, afirma Fernando Ligório, CEO do Grupo 4ZERO4. “Depois de tantos pedidos para levar a exposição a São Paulo, é muito especial atender esse desejo do público. Estamos chegando com uma versão ampliada e com a mesma qualidade que emocionou tantas pessoas no Rio.” Já Marcelo Jacow, da Caselúdico, reforça o caráter afetivo do projeto: “Em Cazuza Exagerado sonhamos um caminho onde todos fossem tocados por sua poesia e sentissem a emoção e intensidade de sua obra. Cazuza viveu cheio de amigos e de sonhos. É uma honra contar a vida do nosso Cajú”.

Ao final do percurso, o público ainda encontra uma loja oficial com produtos inspirados na obra e na imagem do artista, incluindo vinis, camisetas, azulejos decorativos, pins e outros itens exclusivos. Mais informações e novidades podem ser acompanhadas pelo perfil oficial @cazuzaexposicao no Instagram.

0o5a5630

Serviço — Cazuza Exagerado – São Paulo

Onde: Shopping Eldorado
Endereço: Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros, São Paulo – SP, 05402-600
Quando: a partir de 22 de dezembro de 2025
Classificação etária: menores de 14 anos devem estar acompanhados por um responsável

Horário:

Segunda a sábado: 10h às 21h15 (última sessão), fechamento às 22h
Domingo: 14h às 19h15 (última sessão), fechamento às 20h

Horário especial de fim de ano:
22/12 e 23/12: 10h às 22h15 (última sessão), fechamento às 23h
24/12: 10h às 16h15 (última sessão), fechamento às 17h
31/12: 10h às 15h15 (última sessão), fechamento às 16h
Dias 25/12 e 01/01: fechado

Calendário de vendas:

03/12 — início da pré-venda Bradesco
04/12 — último dia da pré-venda Bradesco
08/12 — início da pré-venda Fever
09/12 — início das vendas gerais
Ingressos: a partir de R$ 40,00
Vendas: cazuzaexposicao.com.br

Observação:
Clientes dos cartões de crédito Bradesco, Bradescard, next e Digio têm 20% de desconto na compra durante todo o período de pré-venda e na venda geral, nas compras online ou na bilheteria física do Shopping Eldorado, limitado a 4 ingressos por CPF.

Categoria/Category: Destaque · Notícias
Tags:




TOP