
Novo single traz dueto vocal entre Tomi Joutsen e sua filha Iida e será música do longa dirigido por Antti Jokinen, que estreia na Finlândia em 16 de janeiro de 2026.
Os finlandeses do Amorphis estão de volta com “Crowned In Crimson”, single inédito descrito como um lançamento potente e carregado de emoção. A faixa também cumpre um papel central fora da discografia: é a música-tema oficial de “Son Of Revenge: The Story Of Kalevala”, filme de ação com elementos de fantasia histórica que estreia nos cinemas da Finlândia em 16 de janeiro de 2026.
Ouça e assista:
Single “Crowned In Crimson” (stream/download): https://amorphis.rpm.link/crownedPR
Assista o videoclipe de “Crowned In Crimson”: https://www.youtube.com/watch?v=c3px8BAhT2g
Trailer do filme: https://www.youtube.com/watch?v=KfZBjEs_NcI
Com uma abordagem assumidamente cinematográfica, “Crowned In Crimson” apresenta um encontro vocal incomum no catálogo da banda: o frontman Tomi Joutsen divide os vocais com a filha, Iida, em uma parceria de pai e filha que adiciona uma camada íntima à grandiosidade do arranjo. Musicalmente, o single mantém a identidade melódica e atmosférica associada ao álbum de estúdio “Borderland” (2025), ao mesmo tempo em que amplia o caráter narrativo para servir ao universo do longa.
A letra foi escrita pelo colaborador de longa data Pekka Kainulainen e se apoia na força trágica de Kullervo, anti-herói marcado por vingança, sofrimento e poder sobrenatural dentro da tradição do Kalevala — obra fundamental da poesia épica finlandesa, constantemente revisitada pelo Amorphis ao longo de décadas.
De acordo com o guitarrista e compositor Esa Holopainen, o convite partiu do diretor do filme, que apresentou o projeto diretamente ao grupo: “O diretor Antti Jokinen entrou em contato conosco e nos falou rapidamente sobre seu ambicioso projeto. Marcamos uma reunião, na qual pudemos ver material visual do filme e analisar o roteiro. Antti esperava que o Amorphis criasse a música-tema do longa — e nós aceitamos imediatamente”.
Já Antti Jokinen explicou que buscava uma sonoridade que equilibrasse peso e poesia para traduzir o espírito do Kalevala: “A música do Amorphis é como força envolta em beleza — pesada o bastante para sacudir a paisagem, mas poética. Ela realmente eleva meu espírito ao mundo dos mitos do Kalevala e de seus personagens. Era exatamente o que eu procurava ao pensar na música-tema do meu filme. Fico muito feliz que eles tenham aceitado”.
Além de apresentar a nova canção, o lançamento também funciona como um cartão de visitas do que o público verá em “Son Of Revenge: The Story Of Kalevala”, produção ambientada no século XII, em North Karelia, filmada principalmente em Nurmes. O longa é dirigido por Jokinen e escrito por ele em parceria com Jorma Tommila, com Elias Salonen no papel principal.
Amorphis é formado por:
Tomi Joutsen – vocal
Esa Holopainen – guitarras
Tomi Koivusaari – guitarras
Olli-Pekka “Oppu” Laine – baixo
Santeri Kallio – teclados
Jan Rechberger – bateria e percussão











