Ronnie Platt, vocalista da banda KANSAS, revelou recentemente que foi diagnosticado com câncer de tireoide. Devido ao seu estado de saúde, a banda anunciou o cancelamento de dois shows previamente agendados na Louisiana – em Nova Orleans, no dia 21 de fevereiro, e em Lake Charles, no dia 1º de março.
Em uma publicação em suas redes sociais no sábado, 15 de fevereiro, o cantor de 64 anos compartilhou a notícia com seus fãs e agradeceu pelo apoio: “Para todos que estão perguntando, na terça-feira [11 de fevereiro], fui diagnosticado com câncer de tireoide. Mas, antes que todo mundo se preocupe, esse tipo de câncer tem uma taxa de sobrevivência de 99%, e não se espalhou. Ele está restrito à minha tireoide. O tratamento será a remoção da glândula, seguido de um período de reabilitação, e em breve estarei de volta ao palco.”
Ronnie também fez questão de agradecer pelo carinho que tem recebido: “Agradeço sinceramente todos os pensamentos positivos e orações. Tenho algumas pessoas incríveis me apoiando e fazendo de tudo para que eu me recupere logo. Como me disseram, isso é apenas um pequeno obstáculo no caminho, e logo estará superado. Então, pessoal, vamos continuar em frente!”
Ronnie Platt se juntou ao KANSAS em julho de 2014, após a saída do vocalista original Steve Walsh, e tem sido uma presença marcante nos álbuns e turnês da banda. Ele pode ser ouvido nos últimos dois álbuns de estúdio do KANSAS, The Prelude Implicit (2016) e The Absence of Presence (2020). Formada em Topeka, Kansas, em 1974, a banda KANSAS se consolidou como uma das maiores da história do rock progressivo, com mais de 30 milhões de álbuns vendidos ao redor do mundo. Seu legado inclui 16 álbuns de estúdio e cinco ao vivo, com destaque para as conquistas de ouro e platina.
Em uma entrevista recente, Ronnie contou como entrou para o KANSAS, em uma história que ele descreve como surreal: “Eu costumava ser motorista de caminhão e um dia, enquanto estava trabalhando, recebi uma mensagem de uma amiga, Dina, que sabia da minha paixão pela banda. Ela me contou sobre a aposentadoria do Steve Walsh e eu decidi entrar em contato com o guitarrista Rich Williams, no Facebook, perguntando se eles me considerariam para o cargo. Eu já tinha tocado com o KANSAS em uma banda chamada Shooting Star e os conhecia de alguns shows. No dia seguinte, Rich me mandou uma mensagem dizendo que estavam prestes a subir no palco em Houston e, se eu pudesse responder em 90 minutos, ele me ligaria. No outro dia, eu estava voando para Atlanta, conversando com Phil (Ehart) e Rich, e logo depois recebi um e-mail dizendo que eu estava oficialmente na banda.”
A banda e os fãs de Ronnie estão torcendo pela sua recuperação, e esperamos vê-lo de volta ao palco em breve, para continuar a fazer história com o KANSAS.