
Mike Portnoy
Em uma entrevista recente ao Rock Hard Greece, o baterista Mike Portnoy, do Dream Theater, compartilhou o motivo de não ter participado da produção do novo álbum da banda, Parasomnia. Vale lembrar que Portnoy foi co-produtor de todos os seis álbuns anteriores do grupo, começando com Metropolis Pt. 2: Scenes From A Memory (1999). Quando questionado sobre sua ausência na produção deste trabalho, sua resposta foi direta:
“Bem, para ser honesto, essa foi uma das primeiras questões que John Petrucci trouxe quando começamos a discutir a possibilidade de meu retorno ao Dream Theater em 2023. Muitas mudanças aconteceram enquanto eu estava fora, e eles queriam preservar essas transformações. Uma das decisões mais importantes para o John foi manter o crédito exclusivo de produtor. Eu gostaria de reunir a equipe de produção como era antes? Claro, eu gostaria. Mas, quando ele me trouxe isso, eu sabia que precisava respeitar a decisão dele.”
Portnoy continuou: “Quando saí da banda em 2010, John e eu estávamos produzindo os álbuns juntos. Depois, ele passou a assumir essa responsabilidade sozinho, o que continuou nos últimos cinco álbuns. Se para ele isso é algo essencial, eu precisava respeitar. Não posso voltar à banda e exigir que tudo seja como antes. O tempo passou, nós mudamos, e é necessário respeitar os novos processos. E é basicamente isso.”
Apesar disso, Portnoy deixou claro que sua contribuição criativa não foi prejudicada: “Isso não afetou em nada minhas ideias. Todas as minhas sugestões foram sempre bem-vindas. Alguns conceitos e temas que sugeri, que entram na área de produção, acabaram sendo aceitos. Se John prefere o crédito exclusivo, tudo bem para mim. Isso apenas significou que não precisei ficar no estúdio o tempo inteiro, cuidando das faixas de teclados ou baixo, o que é ótimo. Eu moro a três horas de distância, então fiquei mais do que feliz em deixar isso com o John e aproveitar para passar um tempo com minha família.”
O Dream Theater iniciou sua turnê norte-americana de 40 anos no dia 7 de fevereiro de 2025, no The Met, na Filadélfia. A turnê, chamada An Evening With Dream Theater, marca a primeira apresentação do grupo na América do Norte desde o retorno de Portnoy à banda. A turnê reúne novamente Portnoy com Petrucci, o vocalista James LaBrie, o baixista John Myung e o tecladista Jordan Rudess, e seguirá até 22 de março, em Nova York.
Parasomnia, o 16º álbum de estúdio do Dream Theater, foi lançado em 7 de fevereiro de 2025, pela InsideOut Music, e marca o retorno de Portnoy após sua saída em 2010. Este é o primeiro álbum da banda com Portnoy desde Black Clouds & Silver Linings (2009). O álbum foi produzido por Petrucci, com engenharia de James “Jimmy T” Meslin e mixagem de Andy Sneap. A icônica capa foi novamente criada pelo renomado artista Hugh Syme.
Portnoy co-fundou o Dream Theater em 1985 com Petrucci e Myung, e tocou em 10 álbuns do grupo ao longo de 20 anos, de When Dream And Day Unite (1989) até Black Clouds & Silver Linings (2009), antes de deixar a banda. Após sua saída, Mike Mangini foi escolhido como o novo baterista do Dream Theater, após vencer uma audição bastante divulgada. Mangini superou outros seis dos melhores bateristas do mundo – Marco Minnemann, Virgil Donati, Aquiles Priester, Thomas Lang, Peter Wildoer e Derek Roddy – em um processo de três dias, filmado e transformado em um reality show/documentário chamado The Spirit Carries On.
Ouça “Parasomnia”: