
Mike Portnoy (bateria), John Petrucci (guitarra), James LaBrie (vocal), John Myung (baixo) e Jordan Rudess (teclados) – (Crédito Foto: Mark Maryanovich)
“Os fãs de Dream Theater podem se divertir descobrindo algumas das referências ocultas que plantei na música”, disse Mike Portnoy
Com o lançamento do seu mais recente álbum se aproximando em apenas 16 dias, o DREAM THEATER apresenta mais uma faixa do seu aguardado décimo sexto álbum de estúdio, “Parasomnia”. A música “Midnight Messiah”, com 7 minutos e 58 segundos de duração, já está disponível em todas as plataformas digitais. Esta é a terceira composição revelada pela banda, que inclui o vocalista James LaBrie, o guitarrista John Petrucci, o baixista John Myung, o tecladista Jordan Rudess e o baterista Mike Portnoy. A faixa também marca o retorno de Portnoy como letrista, sendo sua primeira contribuição desde 2009.
O baterista Mike Portnoy conta detalhes da música:
“Foi ótimo escrever letras novamente e contribuir com este capítulo para a história de ‘Parasomnia’. Os fãs de Dream Theater podem se divertir descobrindo algumas das referências ocultas que plantei na música, fazendo menção a várias das minhas letras passadas do DT… e o videoclipe é uma ótima representação da energia das duas primeiras etapas da turnê que concluímos recentemente pela Europa e América do Sul. Tudo isso chega no momento certo para nos prepararmos para a próxima etapa pela América do Norte, que estamos muito animados para começar.”
Assista “Midnight Messiah”: https://www.youtube.com/watch?v=JwOjMJB0Q2k
“Parasomnia” foi produzido pelo guitarrista John Petrucci, com engenharia de som por James “Jimmy T” Meslin e mixagem de Andy Sneap. Hugh Syme retorna mais uma vez para emprestar sua visão criativa à arte da capa.
Desde a faixa de abertura, “In The Arms Of Morpheus”, até o grandioso encerramento com “The Shadow Man Incident”, o DREAM THEATER entrega uma coleção de músicas que reafirma o motivo pelo qual a banda conquistou uma base fiel de fãs ao longo de quatro décadas. Com 71 minutos de duração, “Parasomnia” conduz o ouvinte por uma jornada musical que se tornou característica da banda desde o início de sua carreira. O título Parasomnia refere-se a distúrbios do sono que incluem sonambulismo, paralisia do sono e terrores noturnos. Faixas como “A Broken Man”, “Dead Asleep”, “Midnight Messiah” e “Bend The Clock” exploram profundamente as temáticas evocadas pelo título do álbum. O primeiro single, “Night Terror”, é uma verdadeira montanha-russa musical, capturando a atenção em uma experiência de quase dez minutos.
“Parasomnia” tracklist:
In The Arms Of Morpheus (5:22)
Night Terror (9:55)
A Broken Man (8:30)
Dead Asleep (11:06)
Midnight Messiah (7:58)
Are We Dreaming? (1:28)
Bend The Clock (7:24)
The Shadow Man Incident (19:32)
O baterista Mike Portnoy cofundou o DREAM THEATER em 1985, junto com o guitarrista John Petrucci e o baixista John Myung. Durante 20 anos, Portnoy gravou 10 álbuns com a banda, começando com “When Dream And Day Unite” (1989) até “Black Clouds & Silver Linings” (2009), antes de deixar o grupo em 2010.
Após a saída de Portnoy, Mike Mangini se juntou à banda no final de 2010, em uma audição amplamente divulgada. Mangini superou outros seis dos maiores bateristas do mundo — Marco Minnemann, Virgil Donati, Aquiles Priester, Thomas Lang, Peter Wildoer e Derek Roddy — em um processo de três dias, que foi registrado no documentário “The Spirit Carries On”.